segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O For de 3000 linhas

Na empresa que eu trabalho, tinha um sistema, este sistema precisou sofrer manutenção. E o analista que foi fazer manutenção se deparou com um for de 3000 linhas e que significa o contrario tudo que aprendemos nas boas praticas, na faculdade, livros e afins.

Este for de 3000 linhas virou uma piada, virou um sinônimo de um trabalho mal feito, de um profissional porco. Hoje penso que todo mundo se achava acima deste for de 3000 linhas, todo mundo se achava acima do analista que escreveu.

Até que um dia esta piada recorrente foi feita no café e o profissional que escreveu este for de 3000 linhas estava lá e revoltado falou aos berros:

"EU FIZ AQUELE PROGRAMA EM UMA MADRUGADA PARA ENTREGAR ÀS 08:00 DA MANHA"


E pelo menos para mim aquele for de 3000 linhas perdeu o sinônimo de um profissional ruim e passei a não criticar o trabalho dos outros antes de fazer manutenção, porque com o contexto um trabalho mal feito pode ser um belo trabalho.

6 comentários:

Ju disse...

Fiquei o tempo todo me perguntando o que é um "for" :-/

hehehe

Neanderthal disse...

Não sei o que sera um for de 3000, mas eu já me peguei cometendo verdadeiras "emendas" para "dar conta" dos prazos.
Acho que a teoria é muito bonita no papel. A prática é outra coisa.
É a vida! Quem nunca?
Beijos

Sandra disse...

Pois é... esse é o risco que um profissional corre - ser chamado de porco ou de lambão - quando aceita (ou é pressionado) a entregar/fazer um trabalho correndo. A verdade é que no final ninguém tá nem ai sobre o que vc passou para entregar o trabalho. O resultado final é o que conta, e muitas vezes, não o ser humano por trás dele :-(

Rovênia disse...

É aquele velho costume de criticar por criticar sem saber onde o calo aperta. Fiquei fã do cumpridor de prazo! :)

Madi Muller disse...

Putz,sou muito burra:o que é um for de 3000?

Natália T. disse...

''Fiquei o tempo todo me perguntando o que é um "for" :-/'' eu tbm! hoahaoihiue

e, ah, sobre aquilo q vc me perguntou: meu tio diz que como perito médico ele vai ter muito mais independência funcional.. como agente policial ele tem que responder a delegados, ainda que cedido à interpol (a independência na interpol é um pouco maior, dizendo ele, mas, ainda sim, deve responder a delegados). E ele SEMPRE se acha mais entendedor e mais inteligente e mais SUPERIORRRR a todos os delegados (pq, né, ''eu sou médicooo e vcs fizeram Direito, seus bostas, ngm é mais inteligente que euuuuu'') e fica puto por ser subordinado a ignorantes (nas palavras dele)...

mas,enfim, deu pra perceber pelo histórico dele q ele é louco né? o cara largou o Einstein. Isso fala por tudo, não? rs..