terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cronicas de Belo Horizonte - Venda Nova FC


Como um atleticano em família de cruzeirense não fui muito ao estádio com meu pai, apesar da memória mais antiga que tenho é ele me levando para o Mineirão. Mas como nós gostávamos de ver futebol íamos a jogos aleatórios de futebol amador e do America-MG. Mas teve um jogo desses que nunca vou esquecer.

Pouca gente sabe, mas Belo Horizonte já teve quatro times profissionais que eram o Atlético-MG, Cruzeiro FC, America-MG e o Venda Nova FC. Este último era o primo pobre, nunca teve dinheiro para se igualar aos primos ricos e eu acho que nunca disputou a 1ª divisão do campeonato mineiro.

Mas teve uma temporada que ele quase conseguiu. O jornal de belo horizonte já anunciava a grande decisão. Quem ganhasse iria disputar a 1ª divisão do campeonato mineiro. Esquete do domingo de tarde era a grande decisão: Venda Nova FC x Tupi FC.

O estádio ficava no final de um morro e eu, meu pai e meus irmãos subimos conversando com um policial que iria fazer a segurança do lugar. O engraçado foi o juiz que ficava no topo mandando o policial se apressar porque ele tinha que começar logo o jogo.

Dentro do estádio tinha no máximo umas 150 pessoas que ficavam nas arquibancadas do lado do jogo, mas o mais curioso foi ver alguns meninos pendurados no muro. Quando vi pensei na hora, porque pagamos o ingresso? Já que tinha essa opção.

No primeiro chute a bola caiu na casa do vizinho e os meninos foram lá pegar a bola, vi que os meninos eram na verdade gandulas pendurados nos muro do estádio. (Ninguem nunca acreditou nisso Hehehe)

O jogo foi ruim, o time da casa estava tenso, tomou dois gols de bola parada iguaizinhos que a barreira abriu depois da batida. Uns colocaram a culpa no goleiro outros na barreira. Resultado final:

Venda Nova FC 0 x 2 Tupi FC

E o Tupi nunca mais caiu para a segunda divisão do campeonato mineiro. Já o Venda Nova FC desistiu de ter futebol profissional e hoje reza a lenda ele pertence ao Fred jogador do Fluminense para revelar jogador de base.

Engraçado como um jogo pode mudar uma história.

3 comentários:

Thaís disse...

kkkkkkkkk essa opção de gandula pendurado é chique!
eu adorava ir pra venda nova por causa do sacolão de lá. sim, eu saía do sao francisco pra fazer sacolão em venda nova! não me julgue, brasil!
rs

Inaie disse...

adorei os gandulas no muro, vc devia ter aderido, ai nao precisava mesmo pagar ingresso...

Anônimo disse...

Grande final... vc só esqueceu de falar que o segundo gol foi numa cobrança de escanteio, o atacante cabeceou e o goleiro tomou um gol entre as pernas dando uma ponte! Épico...