quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Entrevistas de emprego

Uma coisa sempre interessante são as entrevistas de emprego é uma peça do teatro corporativo, a pessoa que te entrevista tem que convencer que o lugar para onde você é candidato é o melhor lugar para trabalhar no mundo e você tem que mostrar que você é o melhor profissional do mundo. Ambas as partes sabem que isso não é verdade, mas claro, se é teatro para que falar a verdade.


Todo o teatro tem script:


Roupa – Sempre com a melhor roupa social. Uma duvida será que até medico, profissional de educação física vão de social?


Chegue no horário – Fiz uma entrevista uma vez que cheguei atrasado, não foram 15 minutinhos, foram quase 1 hora, peguei o endereço errado, liguei para a moça pedi desculpas entrei em um taxi e fui zarpando para lá. Cheguei suado e a mulher quando me viu aperta minha mão e fala: “Boa Tarde!” (eram 10h:00min da manhã). Não fiquei com a vaga e sai de lá, acreditem, com um conselho de ir ao analista.


Pergunte detalhes do trabalho, salário e empresa – Teve uma vez que eu não perguntei e só fui saber 1 mês de processo seletivo o salário, era menos que eu ganhava. Tanto eu quanto a empresa perdeu tempo.


Modo Jogador de futebol – Como no futebol toda a entrevista é batata, tem sempre as mesmas perguntas: “Qual é o seu maior defeito?”, “O que pode fazer para melhorar a empresa”, “Qual é a sua maior qualidade”, “Me fale um problema que você teve que resolver”, “Me fale uma discussão”. Eu tenho umas respostas básicas, mas o meu maior defeito eu decidi depois da ultima entrevista será ansiedade, não compromete... hehehe


Comportamento – Seja você, ninguém gosta de um robô, mas claro a pessoa que esta entrevistando você não é sua amiga(o), contar piada é arriscado, falar causos é desnecessário!


Assinado: Cristiano, o Max Gehringer de Venda Nova!


Ps.: Tive que dar um Google para saber como escreve esse nome...

Nenhum comentário: